Search
  • Pedro Bianchi Prata

Jana Souza Campeã Mundial de Bajas 2020

A piloto Janaina Souza, faz história no motociclismo brasileiro ao conquistar título mundial na FIM Bajas World CUP!


Janaina Souza, primeira piloto brasileira a conquistar um título no motociclismo mundial!


Atualmente a piloto vive em Lisboa/Portugal, e participa de competições de Enduro e Rally em nível nacional e internacional, vendo que na Europa o motociclismo tem grande incentivo e reconhecimento, além da grande diversidade de campeonatos e nível elevado de competitividade na categoria.

Integrando o Team Bianchi Prata, liderado pelo piloto português Pedro Bianchi Prata, ela fez história no motociclismo nacional, ao carimbar seu nome entre os melhores pilotos do mundo aos comandos de uma Honda CRF 450RX.





Confira o depoimento da piloto:

“Acreditamos em seguir na modalidade de Bajas, por possuir já grande experiência no estilo de Rally cross country no Brasil, onde tive 3 participações no Rally dos Sertões e sempre conquistando bons resultados, 2020 foi minha iniciação na modalidade de Bajas, e estive bem empenhada em busca dos melhores resultados possíveis, sempre a competir com pilotos que foram campeãs de edições passadas, e estavam ali para defender o título, além da grande experiência de participações no rally Dakar, para mim uma grande oportunidade disputar ao lado de pilotos com um currículo de competições tão extenso.

A primeira etapa do campeonato foi uma corrida dura, e com muitos quilómetros onde passamos por diversos tipos de terreno e também chuva durante o percurso, consegui vencer e avançar com muito ânimo, vendo que estava em condições de disputar pelo título.

Uma semana de muita chuva, assim foi o cenário da etapa final que seria decidida em solo português na tradicional Baja Portalegre 500, me preparei bem fisicamente pois essa etapa seria decisiva para o campeonato e somaria pontos importantes, devido a chuva durante o percurso o nível de água nas ribeiras estava bem alto, e deveria sempre prestar muita atenção ao escolher uma trajetória, consegui administrar e não arriscar em zonas de perigo.

Ao final da prova em Portalegre já não cabia tanta alegria dentro de mim, ao ver que havia garantido a vitória e a conquista do tão sonhado titulo mundial.


Hoje alguns dias após a competição, percebo como foi importante batalhar durante esses meses de quarentena e buscar aquilo que tanto almejei, agora começo a perceber a dimensão de tudo isso e a importância desse título ao motociclismo brasileiro, vendo que fui a primeira piloto brasileira a escrever meu nome entre os campeões do Mundo nas motos, isso é muito gratificante pois mostra o quanto somos capazes, desde que seguimos com persistência os nossos sonhos.


Não é apenas um momento histórico no motociclismo nacional, receber o primeiro título mundial do país, com certeza é o grande triunfo de uma mulher sobre o estereótipo de que as mulheres são o sexo mais fraco, isso mostra nossa força dentro do esporte!

Quero cada vez mais incentivar a participação das mulheres no esporte, seja em competições , hobby ou lazer a motocicleta nos une e torna uma família única e apaixonada por tudo isso.


Espero também para próxima temporada, conseguir mais patrocinadores que acreditem no meu trabalho, e eventualmente assim realizar meu sonho de participar do Rally Dakar.”





Currículo Desportivo Janaina Souza

FIM Bajas World Champion Women (2020)

Campeã CNTT Portugal Senhoras (2020)

10ºcolocação no Mundial Enduro GP Women (2020)

2x Campeã Brasileira de Enduro (2015– 2016)

Vice Campeã Rally dos Sertões – SELF (2018)

4x Campeã Enduro da Independência (2014 – 2017)

6x Campeã Enduro Copa EFX (2013 – 2018 )

6x Campeã Cross Country CACC (2013 – 2018 )

Prêmio: Piloto Revelação Rally dos Sertões ( 2017 )

Prêmio: Guidão de Ouro Feminino ( 2018 )




Acompanhe o piloto no Facebook ou no Instagram

Saiba mais sobre a equipa em www.bianchiprata.com

19 views0 comments

CONTACT US

Quinta do Marinheiro
Rua do Marinheiro Lugar de Campos, 594 
4635-275 Marco de Canaveses 
Portugal
Booking or Questions? Send us an email...
+351 91 225 7882
3546ed54-a432-4a33-a897-776f23aa66c6.png