Pedro Bianchi Prata anuncia parceria com a STRiX para desenvolver moto elétrica para o Dakar 2027
- FLF
- 20 de fev.
- 4 min de leitura


Pedro Bianchi Prata anuncia oficialmente uma nova e estratégica parceria com a STRiX, fabricante europeia de motas elétricas de nova geração, num projeto ambicioso que tem como objetivo desenvolver uma das motos de competição elétricas mais fiáveis e com maior autonomia do mercado.
Esta colaboração marca o início de uma nova fase no percurso desportivo e tecnológico de Pedro Bianchi Prata, com forte foco na evolução da mobilidade elétrica em competição e com um objetivo muito claro: alinhar no Dakar 2027, na categoria Mission 1000, com a ambição de lutar pela vitória com uma moto 100% elétrica.
Um projeto focado no desenvolvimento em competição real
Ao longo de 2026, Pedro Bianchi Prata irá participar em quatro ralis internacionais, bem como em várias provas Baja do Campeonato Nacional, do Campeonato Europeu e da Taça do Mundo. Estas competições irão servir como verdadeiros laboratórios de teste para o desenvolvimento contínuo da moto.
O objetivo é claro: testar, melhorar e validar soluções em condições extremas, trabalhando em estreita colaboração com a STRiX para aumentar a fiabilidade, a autonomia e o desempenho global da plataforma elétrica.
A nova moto apresenta já uma base técnica muito sólida e com grande potencial de evolução para o rally raid, sendo alvo de um intenso programa de testes e desenvolvimento ao longo dos próximos meses.This collaboration marks the beginning of a new phase in the sporting and technological journey of rider Pedro Bianchi Prata, with a strong focus on the evolution of electric mobility in competition and a clear objective: to line up at the Dakar 2027 in the Mission 1000 category with the ambition to fight for victory with a 100% electric motorcycle.
Um dos pilares centrais deste projeto será o desenvolvimento do sistema energético. Para isso, Pedro Bianchi Prata contará com o apoio tecnológico da EDMTECH, empresa especializada em soluções avançadas de baterias.
O trabalho conjunto entre a STRiX, a EDMTECH e Pedro Bianchi Prata irá focar-se no aumento da capacidade energética dentro do mesmo espaço físico de bateria, bem como no desenvolvimento de soluções complementares para melhorar significativamente a autonomia em condições reais de corrida.
O projeto conta ainda com o apoio da MOEVE como patrocinador principal, reforçando um compromisso comum com a inovação, sustentabilidade e o futuro da mobilidade elétrica no desporto motorizado.

Pedro Bianchi Prata, piloto:
“Este é um passo muito importante para mim. Na STRiX encontrei uma base técnica muito forte e uma equipa altamente motivada, com uma verdadeira vontade de inovar. O meu objetivo foi claro desde o primeiro dia: desenvolver uma moto elétrica capaz de competir ao mais alto nível e construir um projeto verdadeiramente competitivo para o Dakar 2027. Este será um caminho de evolução constante, corrida após corrida, sempre com foco na fiabilidade e na autonomia.”

Urban Repa, CEO da STRiX eMotors:
“A nossa parceria com Pedro Bianchi Prata representa uma oportunidade única para testar e desenvolver a nossa tecnologia em condições reais e extremas de competição. Acreditamos que juntos podemos dar passos muito significativos na evolução das motos elétricas de competição, com impacto direto no futuro dos nossos produtos.”
Cláudia Soares Mendes, Diretora de Marketing da MOEVE:
“Na MOEVE acreditamos numa mobilidade mais sustentável e numa transição energética responsável. Apoiar um projeto como este, que junta inovação, desporto e desenvolvimento tecnológico, está totalmente alinhado com a nossa visão para o futuro. Temos muito orgulho em continuar como patrocinador principal desta iniciativa e em contribuir para o desenvolvimento de soluções mais eficientes e ambientalmente responsáveis.”
Paulo Alves, CEO da EDMTECH:
“Este projeto representa um marco tecnológico muito relevante para a EDMTECH e uma oportunidade única para ultrapassar os limites do que é atualmente possível na engenharia de baterias de alto desempenho.
A nossa ambição é clara: levar as mais avançadas tecnologias de química e eletrónica de potência aos seus limites máximos. O sistema de baterias que está a ser desenvolvido para o Dakar foi concebido para atingir níveis extremamente elevados de densidade energética, mantendo-se ao mesmo tempo mais leve, mais eficiente, mais robusto e intrinsecamente mais seguro nas condições mais exigentes de competição.
Isto exige uma capacidade de descarga excecional, gestão térmica avançada, resistência estrutural à vibração e ao impacto, e uma gestão inteligente de energia em tempo real — tudo isto dentro de limites rigorosos de peso e volume.
A um nível mais profundo, este projeto reflete uma visão estratégica mais ampla: reduzir progressivamente a diferença entre o armazenamento de energia elétrica e a densidade energética da gasolina, que ainda hoje é significativamente superior. Ao otimizar a química das células, a arquitetura do pack, a eletrónica e a integração do sistema como uma plataforma única, estamos a acelerar o caminho para uma verdadeira paridade de performance entre tecnologias elétricas e de combustão.
Trabalhar em conjunto com Pedro Bianchi Prata e com a STRiX permite-nos validar estas inovações em cenários extremos e reais, transformando a competição num laboratório de alta intensidade para os sistemas energéticos da próxima geração.”

O caminho para o Dakar 2027
Ao longo de 2026, o foco principal do projeto será o desenvolvimento progressivo da moto em ambientes reais de competição, com cada corrida a representar mais um passo rumo ao objetivo final: alinhar no Dakar 2027, na categoria elétrica Mission 1000, com uma moto capaz de lutar pelos lugares cimeiros.
Este percurso será também documentado numa série documental com vários episódios, acompanhando todo o processo de desenvolvimento, os desafios técnicos, os bastidores e a evolução da moto rumo ao Dakar.
Mais do que um projeto desportivo, esta é uma missão tecnológica, ambiental e humana, que pretende demonstrar que o futuro da competição em rally também é elétrico.
Texto - Team Bianchi Prata
Fotos - @adrianalinno
Videos - @adrianalinno
Learn more about the team at www.bianchiprata.com




Comentários